Especialistas em educação alertam para influência das fake news no Enem

Segundo eles, as notícias falsas podem induzir o candidato ao erro e prejudicar o desempenho na prova de redação.

Em edições anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Ministério da Educação (MEC) precisou desmentir boatos que comprometiam a realização do exame. Cancelamento do concurso, mudanças nos horários e nas datas das aplicações das provas foram alguns dos assuntos que estiveram na mira das notícias falsas, deixando muitas pessoas apreensivas com o futuro do exame. As fake news são armadilhas perigosas que, aparentemente, demonstram ser confiáveis, mas que podem acarretar prejuízos irreversíveis.

Preocupados com os possíveis danos que podem ser provocados pela desinformação, especialistas em educação orientam os candidatos que vão realizar o Enem redobrem a atenção para que não caiam em boatos, especialmente neste período que antecede as provas, para que não tenham o desempenho prejudicado.

“Não acredite em tudo o que lê. Quando receber alguma notícia, que não seja de uma fonte ou site que você não conhece, desconfie. As fake news são como presentes bem embalados, bonitos, para passar uma verdade que não existe. A notícia verdadeira é de interesse público. Já a notícia falsa representa um ponto de vista de alguém que quer se beneficiar de alguma forma daquele assunto publicado”, explica a jornalista e professora de comunicação da Universidade Potiguar (UnP), Cristina Vidal.

Ler todo o texto, não somente o título, verificar se há erros ortográficos e de concordância, checar a fonte e autoria da informação, analisar se a data da publicação é compatível com o período em questão, além de examinar o conteúdo recebido em sites de checagem para confirmar a veracidade do material são algumas das principais formas de distinguir se o conteúdo é verdadeiro ou falso.

“O cuidado com a checagem antes de divulgar uma informação ao público é premissa do jornalismo sério. O Brasil possui diversos veículos de imprensa de credibilidade, com excelentes profissionais, e agências de checagens que podem ajudar nessa busca pela verdade. Muitos desses sites de checagens estão disponíveis para receber sugestões de assuntos, para descobrir se são verdadeiros. Por isso, nunca compartilhe antes de ter certeza se o conteúdo é fato ou fake”, lembra Cristina.

Além de poder atrapalhar o dia a dia da sociedade em geral, as fake news podem induzir o estudante ao erro, principalmente na elaboração da redação do Enem, influenciando-o ao escrever citações e fatos que não condizem com a realidade. Mestre em Estudos da Linguagem, David Fé esclarece que o candidato que não averigua informações pode se prejudicar nos embasamentos que serão utilizados na redação.

Fonte: G1