Enem 2020: nas redes sociais, alunos pedem adiamento do exame com medo da Covid-19

Entidades estudantis também defendem a mudança da data da prova por temerem o aumento de novos casos; INEP já confirmou locais de prova

Organizações de alunos, como a União Nacional de Estudantes (UNE) e a União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes), pedem o adiamento do Enem por temerem o aumento de novos casos da Covid-19 no país. Nesta segunda-feira, eles organizaram uma manifestação nas redes sociais defendendo a mudança da data com o uso da #adiaenem, que está entre as mais comentadas no Twitter.

Faltam apenas 13 dias para o primeiro dia do exame. Ele será realizado nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021, na versão impressa, e em 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021, na versão digital. Ao todo, mais de 5,7 milhões de inscrições foram confirmadas nesta edição, segundo o Inep.

“Há uma segunda onda de contaminação e não existe um plano confiável de segurança sanitária para a hora da prova. Esse adiamento tem que vir junto com uma comissão de formada por profissionais de saúde, educação e alunos para pensar uma saída para prova. As escolas não têm estrutura para realizar prova durante cinco horas”, diz Rozana Barroso, presidente da Ubes. “Quero que a prova aconteça. Mas precisa haver segurança.”

Leia na íntegra: O Globo

Inep divulga cartão de confirmação com local de prova

No mesmo dia da manifestação dos estudantes, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou os cartões de confirmação de inscrição do Enem, nos quais constam os locais de realização da prova. O instituto prevê a possibilidade de reaplicação da prova caso o inscrito seja diagnosticado com a Covid-19 ou outra doença infectocontagiosa.

Saiba mais: Agência Brasil