Quase 5 mil candidatos com sintomas respiratórios pediram reaplicação do Enem em todo país, diz ministro da Educação

Inep divulga prazo para candidatos com covid pedirem reaplicação

Os candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020 que tiveram sintomas ou foram diagnosticados com a covid-19 na véspera ou no primeiro dia de provas, realizado domingo, 17, poderão apresentar exames ou laudos médicos que comprovem o quadro de saúde entre os dias 25 e 29 de janeiro. A informação foi divulgada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Os pedidos de reaplicação do exame devem ser feitos por meio da Página do Participante e valem para outras doenças infectocontagiosas previstas no edital do Enem. Neste ano, cerca de 5,8 milhões de candidatos foram confirmados, o que representa 13,5% a mais de inscritos em comparação com a edição de 2019.

Os primeiros envios de comprovantes da condição de saúde dos participantes foram recebidos pelo Inep entre os dias 11 e 16 de janeiro. O sistema foi fechado às 12h, no horário de Brasília, para que os pedidos fossem avaliados e as respostas enviadas aos candidatos antes da aplicação do Enem. O novo prazo vale para confirmações de doença após o dia 16 até o dia da segunda prova, que acontece no dia 24 de janeiro.

Mais de 5 mil candidatos inscritos em todo o país já pediram reaplicação da prova por apresentarem sintomas de doenças respiratórias, segundo informou o ministro da Educação, Milton Ribeiro, no último domingo, 17, em Curitiba.

Entenda quais são as regras para efetuar o pedido

No momento da solicitação é obrigatório aos candidatos o envio de um documento legível, com foto, que conste o nome completo do participante. Além disso, é preciso apresentar o diagnóstico com a descrição da condição de saúde, junto com o código correspondente à Classificação Internacional da Doença (CID 10), Ministério da Saúde ou órgão competente. A data do atendimento também deve estar acessível na documentação, que deve ter tamanho máximo de 2 MB e deve ser enviada em formato PDF, PNG ou JPG.

De acordo com o Inep, a orientação de não comparecer nos locais de prova com sintomas segue a mesma para o segundo dia de exame, marcado para o dia 24 de janeiro. A prova quando for reaplicada será montada com questões diferentes, mas com o mesmo nível de dificuldade, segundo o Inep.

Leia na íntegra: Uol Educação e G1