Recursos para Pesquisas

Por Raul Valentim da Silva

Divulguei em 20 de maio e em 06 de outubro de 2020, neste site da APUFSC, dois artigos, com este mesmo título, versando sobre possibilidades de encaminhamento de solicitações de apoio financeiro para a realização de pesquisas junto à Fundação John Templeton (FJT) dos EUA. Neste terceiro artigo atualizo informações para solicitações de tais apoios para 2021.

Como as propostas devem ser encaminhadas em inglês e para evitar problemas de tradução, passo a listar neste idioma as áreas que podem ser apoiadas: Science & the Big Questions, Character Virtue Development, Individual Freedom & Free Markets, Exceptional Cognitive Talent & Genius, Genetics e Voluntary Family Planning. No site da FJT estão descritas as abrangências dos temas incluídos em cada um destes títulos.

Os procedimentos para encaminhamento e processamento das propostas também estão detalhados no site da FJT. Tais procedimentos são diferenciados para propostas de valor até US$ 234.800, consideradas Small Grants, e para aquelas de valor superior, consideradas Large Grants. Para todos os projetos, o prazo para envio das solicitações encerra-se em 20/08/21.  

A Fundação John Templeton estabeleceu um programa especial de 12 prioridades estratégicas para o período de 2019 a 2013 dentro da área de Science & Big Questions. A FJT pretende alocar cerca de 325 milhões de dólares neste programa. Passo a relacionar algumas destas prioridades: Dynamics of Religious Change, Mathematics & Physical Sciences, Religious Cognition, Cultural Evolution, Health & Religion & Spirituality, Science of Purpose e Programs in Latin America.

A FJT condecora anualmente uma personalidade mundial com o Prêmio Templeton no valor de 1,1 milhão de libras esterlinas. Em 2019 o agraciado foi o físico brasileiro Marcelo Gleiser. Em 2020 o contemplado foi o geneticista Francis Collins que liderou o projeto Genoma Humano que fez o mapeamento do DNA divulgado em 2001.

Raul Valentim da Silva – professor aposentado do CTC