O que está por trás da reforma administrativa do governo Bolsonaro

Curso da Fenajufe esclarece os principais pontos da reforma que pretende desmontar com o serviço público

A aula inaugural do curso de Formação de Lideranças promovido pela Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe) é conteúdo obrigatório para quem quer entender o que está por trás da reforma administrativa proposta pelo governo Bolsonaro e como ela afeta os servidores públicos.

A aula completa pode ser acessada no canal da Fenajufe no Youtube, neste link.

A Apufsc separou um trecho em que Vladimir Nepomuceno, assessor da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, faz suas análises:

A aula inaugural também contou com as análises do economista e professor Plínio Salgado Filho (Unicamp). Ele e Nepomuceno falaram dos impactos da PEC da reforma administrativa na conjuntura brasileira, que poderá acarretar em redução drástica da presença do Estado. “Vai ter Estado [somente] onde a iniciativa privada não quiser ou não tiver muito interesse”, aponta Vladimir.   

O curso ocorre uma vez por semana e tem  dez módulos ao longo de 10 encontros. Para ministrar as aulas, foram convidados – além dos participantes da aula inaugural – os professores Alysson Leandro Mascaro (USP), Ana Magnólia Mendes (UNB), Ricardo Antunes (Unicamp) e Marcus Orione (USP). Também participam os consultores Maria Lucia Fattorelli (Auditoria Cidadã), Juliane Furno (economista Chefe do IREE), Carlos Maldonado (ex-dirigente da Fasubra), entre outros.

Confira a programação completa do curso aqui.