Participe amanhã (23) do tuitaço pelo orçamento do conhecimento

Amanhã (23), a partir das 9h, o Observatório do Conhecimento irá promover o tuitaço #OrçamentoPelaVida. A mobilização é parte da campanha integrada pela Apufsc-Sindical que vem pressionando parlamentares há duas semanas contra os cortes na educação, ciência e tecnologia.

Participe da manifestação digital pressionando os parlamentares no Twitter e em outras redes sociais utilizando as hashtags #OrçamentoPelaVida e #ConhecimentoSemCortes. Algumas sugestões de mensagens podem ser encontradas neste banco de tweets.

A proposta que define a estimativa dos Orçamentos da União para este ano tramita no Congresso Nacional por meio da Comissão Mista de Orçamento (CMO), que se reúne nesta terça e deve finalizar a votação na quarta (23).

Desde que as políticas de cortes foram intensificadas, de 2015 até hoje, os repasses às universidades federais, ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, CAPES, institutos tecnológicos federais e centros de pesquisa, acumularam R$ 80 bilhões a menos. Em 2021, o recurso discricionário estipulado pelo governo para manutenção das instituições é o menor desde 2007.

Diante deste cenário, a campanha busca mobilizar a sociedade civil para cobrar os parlamentares nas redes sociais, pedindo a recomposição do orçamento das universidades, da pesquisa e da ciência. Além disso, as entidades engajadas também defendem: o fim do condicionamento do orçamento das universidades e órgãos de pesquisa à aprovação de créditos suplementares;  a derrubada dos vetos ao FNDCT (Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) que retiram a proibição dos recursos serem colocados em reserva de contingência, e respeito à autonomia universitária.

Imprensa Apufsc