Apufsc pede ao jornal ND retratação de colunista Cacau Menezes

Em referência ao comentário de um leitor, ele sugere que profissionais da UFSC não estão trabalhando durante período de pandemia; no ano passado, colunista também fez ataques similares

A diretoria da Apufsc solicitou nesta quinta-feira (25) uma retratação do colunista Cacau Menezes no jornal Notícias do Dia. Em referência ao comentário de um leitor, em coluna desta quarta-feira (24), ele sugere que profissionais da UFSC não estão “nem aí para o Brasil”, sem trabalhar há um ano apesar de seus salários que “não são baixos”.

Em carta, endereçada ao diretor da empresa, Marcelo Petrelli, o presidente da Apufsc, Bebeto Marques, destaca que Cacau Menezes difunde críticas injustas e caluniosas sobre o desempenho e compromisso profissional de docentes da UFSC e divulga, sem checar, o comentário de um leitor que desconhece o funcionamento da UFSC. Na carta, destaca-se ainda que, “desde março do ano passado, professores, técnicos e estudantes da universidade seguem em dedicação máxima às atividades de ensino, pesquisa e extensão”, apenas alterando a modalidade de atuação para o remoto, até a chegada da vacinação.

Ao ressaltar que a imprensa livre, profissional e imparcial é instrumento da democracia e que o jornal Notícias do Dia presta importante serviço à comunidade catarinense, a Apufsc pede, como retratação, a publicação da seguinte nota:

Em resposta ao leitor Daniel Cunha e ao sr. Cacau Menezes: 
A Apufsc-Sindical expressa, novamente, a profunda insatisfação com a sua manifestação, Cacau Menezes, que, por meio de um comentário do leitor, sugere que os profissionais da UFSC não estão trabalhando durante a pandemia. Professores, técnicos e estudantes seguem em dedicação máxima às atividades de ensino, pesquisa e extensão, mesmo com as dificuldades da modalidade não-presencial e a falta de apoio do governo federal. Os pesquisadores da UFSC têm sido referência mundial no enfrentamento da Covid-19 e nosso HU é exemplo de dedicação à comunidade. A UFSC é orgulho dos catarinenses e seus profissionais merecem respeito.

Esta não é a primeira vez que Cacau Menezes ofende professores da UFSC. O jornalista se referiu à decisão da UFSC de manter a suspensão das atividades presenciais até maio de 2021. Com o título “moleza”, o colunista disse que a UFSC ficaria um ano e meio “em férias”. Na ocasião, a Apufsc entrou com uma ação extrajudicial contra o jornal, que concedeu direito de resposta.

::: Conheça mais da atuação da universidade em tempos de pandemia por meio da campanha #aUFSCnãopara.

Leia na íntegra, a carta enviada ao Grupo ND:

Prezado Sr. Marcelo Petrelli,

Nos dirigimos, mais uma vez, a sua pessoa como diretor presidente do Grupo ND, para registrar nossa profunda insatisfação com a manifestação de Cacau Menezes em sua coluna no jornal ND, em que difunde críticas injustas e caluniosas sobre o desempenho e compromisso profissional de docentes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Não é a primeira vez que o colunista publica informações inverídicas sobre a universidade, utilizando-se agora de terceiros para esta finalidade, ao divulgar, sem checar, o comentário de um leitor que desconhece o funcionamento da UFSC durante a pandemia:

“A UFSC, com um orçamento anual próximo ao da capital, Floripa, continua sem aulas presenciais há um ano e nem aí para o Brasil. A república comunista impune paga em dia todos os salários – e não são baixos – de seus “trabalhadores”, que nada fazem ou trabalham.” Do leitor Danilo Cunha, na bronca com quem fica em casa. 

A Apufsc destaca que desde março do ano passado, professores, técnicos e estudantes da universidade seguem em dedicação máxima às atividades de ensino, pesquisa e extensão.  Não deixaram de trabalhar um minuto sequer, apenas tiveram que alterar a modalidade de atuação, do presencial ao sistema remoto. Aguardamos, assim como todo o povo brasileiro, pela vacinação. 

Esperamos da direção do jornal obter igualdade de tratamento dada ao leitor Daniel Cunha, com a publicação de uma nota na mesma coluna de Cacau Menezes sobre a real condição dos professores e professoras da UFSC durante a pandemia. 

A imprensa livre, profissional e imparcial é instrumento da democracia e a empresa que dirige presta importante serviço à comunidade catarinense. Estamos certos de que irá corrigir, mais uma vez, o modo errôneo com que esse profissional da empresa trata a UFSC e a nós docentes dessa renomada instituição.

Atenciosamente

Florianópolis, 25 de março de 2021.



Imprensa Apufsc