Nova presidente da Capes é reitora de universidade onde ministro da Educação se formou

Claudia Mansani Queda de Toledo é reitora do Centro Universitário de Bauru, onde o ministro Milton Ribeiro se formou em 1990

O governo federal nomeou para a presidência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) a reitora do Centro Universitário de Bauru, Claudia Mansani Queda de Toledo. A nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União na noite de quinta-feira, 15.

Ligada ao MEC, a Capes é responsável pela regulação e fomento da pós-graduação no país. Claudia será a terceira pessoa a comandar o órgão na gestão Jair Bolsonaro (sem partido).

Atualmente, Claudia atuava como reitora do Centro Universitário de Bauru (SP), novo nome do Instituto Toledo de Ensino, de qual sua família é fundadora. A instituição é a mesma pela qual os ministros André Luiz Mendonça, da Advocacia-Geral da União, e do ministro da Educação se formaram em Direito.

Em agosto do ano passado, logo após assumir o cargo, Milton Ribeiro foi homenageado pela faculdade. Uma foto do ministro foi colocada no hall de entrada da instituição e ele recebeu uma medalha concedida a ex-alunos destaques.

Para o presidente da Apufsc-Sindical, Bebeto Marques, a nomeação representa um verdadeiro retrocesso. “É vergonhoso, uma bofetada na comunidade acadêmica. É promiscuir amizades, interesses privados e ideológicos, em detrimento do interesse público e qualidade de nosso sistema exitoso de Pós-Graduação. Nomear uma presidente da Capes cujo PPG é nota 2 é premiar a ineficiência e a mediocridade, algo que reina nos quadros do governo federal”, criticou Bebeto.

A troca no comando da Capes ocorreu em meio à pressão sobre as novas regras do órgão para avaliação de programas de Pós-Graduação, sobretudo da área do Direito, de acordo com relatos feitos à Folha.

Reportagem da Folha de 2002 mostrou irregularidade do Instituto Toledo de Ensino. Recursos da instituição, que gozava de título de filantropia, eram direcionados a familiares que controlam o local, incluindo Claudia.

Com informações de: Estadão, O Globo e Folha de S. Paulo.