Milton Ribeiro justifica atraso em apuração de fraude do Enade, mas acusa ex-presidente do Inep

Ministro da Educação esteve na Câmara para prestar esclarecimentos sobre atuação a favor de centro universitário presbiteriano denunciado, destaca a Folha de São Paulo

O ministro da Educação, pastor Milton Ribeiro, defendeu nesta quarta-feira (4) o fato de ter protelado o envio à PF (Polícia Federal) de uma denúncia de fraude no Enade 2019 envolvendo uma instituição privada de ensino superior. Ele reconheceu que partiu dele a decisão de adiar o envio do caso à esfera criminal.

Apesar disso, Ribeiro se contradisse e acusou o ex-presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) Alexandre Lopes de ter se omitido no caso.

Milton Ribeiro também tentou justificar a atenção especial que deu ao assunto. Segundo ele, isso teria ocorrido por causa da repercussão do caso, mas toda sua atuação foi anterior ao conhecimento público das denúncias.

Folha revelou em maio que o ministro atuou nos bastidores a favor de um centro universitário denunciado e protelou o envio do caso à esfera criminal. A Unifil, de Londrina (PR), é presbiteriana, assim como o ministro, que é pastor.

Leia na íntegra: Folha de São Paulo