Milton Ribeiro cita calote do Fies para justificar fala de que universidade é para poucos

Ministro da Educação diz que fala foi tirada de contexto, mas voltou a justificar o entendimento

O ministro da Educação, pastor Milton Ribeiro, usou um evento online de uma associação que representa instituições privadas de ensino superior para tentar explicar a declaração recente de que universidade seria para poucos.

Ribeiro disse que sua fala foi tirada de contexto, mas voltou a justificar o entendimento, citando a inadimplência do Fies (Financiamento Estudantil). Ele afirmou ainda que a educação pública fornece ao ensino superior alunos analfabetos e que não sabem fazer regra de três.

“Nós temos hoje 1 milhão estudantes de inadimplentes no Fies, isso pode prejudicar no futuro a questão de novos financiamentos. É por isso que falei que universidade não é para todos”, disse nesta terça-feira (17).

“Temos que tomar cuidado ao oferecermos vagas porque algumas pessoas com intuito de terem ascensão ao ensino superior, talvez alguns são os primeiros da família. Eles não têm ideia de que o fato de terem um diploma de ensino superior não é suficiente, é sim uma ferramenta importante, mas não suficiente no Brasil como hoje vivemos de ter garantido seu emprego, e depois elas não conseguem pagar o compromisso que fizeram”.

Ribeiro participou da abertura de seminário sobre educação híbrida promovido pela ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior). O encontro ainda marcou 39 anos da entidade, que trabalha pelos interesses do setor e demanda por expansão do Fies.

O programa, que financia as mensalidades em instituições privadas, vive enxugamento nos últimos anos e chega a recorde negativo sob Bolsonaro. No primeiro semestre deste ano, apenas 22.548 contratos foram fechados — no auge, em 2014, houve 732 mil novos contratos.

Leia na íntegra: Folha de S. Paulo