Para Milton Ribeiro, deficiência elevada de crianças torna impossível convivência em aula

Não é a primeira vez que ministro critica o que chama de ‘inclusivismo’ na educação brasileira, destaca a Folha de S. Paulo

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou na tarde desta quinta-feira (19), durante agenda no Recife, que o grau de deficiência elevado de algumas crianças torna impossível a convivência em sala de aula.

“Nós temos hoje 1,3 milhão de crianças com deficiência que estudam nas escolas públicas. Desse total, 12% têm um grau de deficiência que é impossível a convivência”, afirmou.

A fala do ministro foi uma tentativa de explicar entrevista concedida há dez dias em que declarou que estudantes com deficiência “atrapalhavam, entre aspas”, o aprendizado de outros alunos da mesma sala de aula.

O pesquisador Rodrigo Hübner Mendes, fundador do Instituto Rodrigo Mendes, que promove programas de educação inclusiva no Brasil, declarou que as afirmações do ministro reforçam um desconhecimento técnico. Ele afirma que o melhor caminho para crianças com deficiência conquistarem autonomia é a escola comum.

Leia na íntegra: Folha de S. Paulo