Segurar verba da ciência é ‘sabotagem’, diz Davidovich

Na Live do Valor, físico e presidente da Academia Brasileira de Ciências criticou medidas que reduzem orçamentos e apoio científico no país

Físico laureado e presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich não poupou a equipe econômica do ministro Paulo Guedes na Live do Valor de ontem. O cientista define as seguidas estratégias da pasta para não liberar os recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) como “sabotagem” ao desenvolvimento da ciência no país. Para ele, a fixação em limitar gastos a qualquer preço limita a recuperação econômica a longo prazo.

“A economia é importante demais para ficar só na mão de economistas. É uma questão nacional. Precisamos urgentemente de uma política que aponte para o futuro, de um governo que tenha um planejamento, que indique uma direção. E não é o caso do governo atual, certamente não é”, disse Davidovich.

Com perspectiva de arrecadação de R$ 7,3 bilhões em 2021, o FNDCT é formado por 16 fundos que arrecadam impostos de empresas de diferentes setores para utilização em subvenção e financiamento de ciência e tecnologia. Segundo Davidovich, em 2021, a primeira investida do governo foi contingenciar R$ 5 bilhões desse montante no Orçamento.

Leia na íntegra: Valor Econômico