Debate aborda a importância da ciência para o desenvolvimento do País

O assunto foi debatido no painel “Jovens cientistas discutem como a ciência pode contribuir para a soberania e independência nacional” durante a Virada da Independência

A importância da ciência para o desenvolvimento econômico e social foi o tema do painel “Jovens cientistas discutem como a ciência pode contribuir para a soberania e independência nacional”. A atividade fez parte da programação da Virada da Independência da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Segundo as participantes, a ciência contribui para o desenvolvimento do país, mas infelizmente, o Brasil tem caminhado na contramão ao não investir em educação, ciência, tecnologia e inovação. “O país que não investe em ciência nunca terá soberania porque dependerá sempre da tecnologia estrangeira”, comentou a pós-doutoranda Patrícia Cardoso Cortelo, da Universidade de Brasília (UnB).

Para ela, a pandemia provocada pelo coronavírus trouxe luz ao desenvolvimento de produtos pela ciência, como, por exemplo, a vacina. No entanto, muitos ainda desconhecem a importância da ciência básica. “Muitas pessoas afirmam que é preciso investir na ciência que gere lucro. Mas não é bem assim. Temos de investir em tudo. É a ciência básica, por exemplo, que vai gerar conhecimento para as futuras tecnologias”, afirmou.

Ao comentar sobre a falta de investimento na área de CT&I, Roberta Cerasi Urban, professora adjunta do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), disse que a prática tem contribuído para a evasão de cientistas do País e a falta de estimulação de jovens a seguir a carreira acadêmica. “Infelizmente, muitas pessoas estão deixando de seguir a carreira por não enxergarem um futuro na área, uma vez que não há investimento atualmente, nem uma possibilidade de reversão deste quadro num curto período”, afirmou.

A advogada Maria Goretti Nagime, doutoranda em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), por sua vez, comentou a importância da divulgação científica para reverter o cenário. Para ela, a comunicação científica tem um papel importante para que a população adquira conhecimento sobre ciência e o quanto ela está presente em seu entorno, aumentando seu apoio. “Atualmente a falta de informação tem favorecido os verdadeiros causadores de problemas, como, por exemplo, o desmatamento”, comentou.

Fonte: Jornal da Ciência