SBPC manifesta preocupação sobre situação financeira do CNPq

Como destaca o Jornal da Ciência, segundo a entidade, hoje é o último dia para o governo mandar ao Congresso o PLN que reconstitui o orçamento do órgão

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) manifesta preocupação em relação ao orçamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em nota, a entidade alerta que hoje é o último dia para o governo mandar ao Congresso o PLN que reconstitui o orçamento do órgão, atualmente insuficiente para cumprir um planejamento de atividades que inclui o atendimento às importantes ações que são o Edital Universal, o financiamento dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia e, ainda, programas de estímulo à inclusão dos jovens na ciência, a fim de incentivar a formação de futuros cientistas.

“É importante todos nos mobilizarmos para garantir esse aporte, absolutamente necessário para a ciência brasileira não sucumbir, neste momento difícil””, afirma a entidade.

Veja a nota na íntegra:

Hoje, é o último dia para o governo mandar ao Congresso o PLN que reconstitui o orçamento do CNPq, atualmente insuficiente para cumprir um planejamento de atividades que inclui o atendimento às importantes ações que são o Edital Universal, o financiamento dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia e, ainda, programas de estímulo à inclusão dos jovens na ciência, a fim de incentivar a formação de futuros cientistas.

PLN é um nome técnico que designa projetos de lei de iniciativa exclusiva do Poder Executivo, que liberam créditos no orçamento. O Congresso não pode iniciar esses projetos, apenas a Presidência da República.

É importante todos nos mobilizarmos para garantir esse aporte, absolutamente necessário para a ciência brasileira não sucumbir, neste momento difícil.

A SBPC assim exorta todos os defensores da ciência e da educação a publicarem, nas suas redes sociais, a hashtag #SOSCNPQ.

Fonte: Jornal da Ciência