Capes encerra repasses de verbas a institutos de pesquisa e cientistas relatam surpresa

Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia não poderão contar com novas bolsas pagas pela fundação em 2022, destaca o Estadão

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) vai encerrar os repasses a centros de pesquisa de ponta – os chamados Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) – neste ano. A fundação argumenta que não tem mais recursos para novas bolsas de pesquisa ou para prorrogar a vigência dos auxílios aos INCTs em 2022. O comunicado pegou os coordenadores dos institutos de surpresa.

Esses institutos de pesquisa estão espalhados pelo País – são 101, no total. Criados em 2008, eles desenvolvem grandes projetos em áreas de impacto social e são considerados um dos maiores programas de ciência e tecnologia do Brasil. Há institutos voltados para pesquisas que vão desde o desenvolvimento de vacinas até mudanças climáticas.

Em um ofício enviado aos coordenadores dos INCTs na semana passada, a Capes diz que “atingiu o financiamento total proposto para o apoio” aos projetos desenvolvidos nos INCTs. “Não dispomos de orçamento para acatar novas indicações ou conceder prorrogações de vigência, a partir de janeiro de 2022”, completou a Capes no documento.

Leia na íntegra: Estadão