Presidência da Capes vai estender mandatos de pesquisadores

Pacote de medidas acena a cientistas após pedido coletivo de renúncia na instituição, destaca o Globo

A presidência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) vai prorrogar os mandatos dos coordenadores que atuam na avaliação quadrienal até 9 de dezembro de 2022. A falta de sinalização sobre o término dos mandatos era uma das críticas feitas pelos mais de 100 pesquisadores que deixaram o órgão nas últimas semanas.

A portaria que estabelece o calendário para avaliação quadrienal foi assinada pela presidente, Cláudia Toledo, nesta quarta-feira e deve ser publicada no Diário Oficial da União nesta quinta. Outro documento também assinado por Toledo revoga a portaria 145, que tratava sobre a classificação de periódicos. Assim, valerá a regra vigente entre 2017 e 2020. A normativa, que estabelece diretrizes sobre o Qualis Periódicos, é rejeitada pelos pesquisadores por, segundo eles, trazer dispositivos que não foram previamente debatidos com o Conselho Técnico-científico de Educação Superior (CTC).

Como O GLOBO mostrou, o pacote de medidas relacionadas às reivindicações dos pesquisadores foi discutido pela presidente em reunião com o CTC na semana passada, quando o colegiado abordou a crise na instituição. Na ocasião, Toledo apelou para que não houvesse novas renúncias na área de avaliação. As medidas são um aceno aos pesquisadores para tentar apaziguar o clima na Capes.

Leia na íntegra: O Globo