Professora da UFSC é premiada pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil como mulher que faz a diferença

Joana Célia dos Passos é professora e diretora do Centro de Ciências da Educação

A Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil anunciaram, nesta terça-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, que uma professora da Universidade Federal de Santa Catarina está entre as sete mulheres brasileiras reconhecidas pelo prêmio Mulheres Brasileiras que Fazem a Diferença de 2022. Joana Célia dos Passos, professora e diretora do Centro de Ciências da Educação, está listada entre outros seis nomes que, de acordo com os órgãos,  “repercutem a experiência, a força e a criatividade”.

O prêmio homenageia mulheres de todas as origens que, segundo a embaixada, estão causando um impacto positivo em suas comunidades e servindo de força de inspiração. Na minibiografia da professora disponível no site das homenageadas, ela é apresentada como “uma líder reconhecida nas áreas do ativismo e educação antirracista e feminista”. Também é lembrada por ser educadora há mais de 30 anos, professora na UFSC desde 2014,com atuação no Departamento de Estudos Especializados em Educação do Centro de Ciências da Educação (CED) e como conselheira de doutoramento, apoiando estudantes focados em ações afirmativas e estudos antirracistas no Programa de Pós-graduação em Educação da UFSC.

Além dela, as outras premiadas atuam em diversas áreas, como saúde, direitos humanos, responsabilidade social, Direito, empreendedorismo e ativismo ambiental.

Fonte: Notícias da UFSC