Ministério da Economia reserva R$ 11,7 bilhões para reajustes salariais de servidores em 2023

Verba pode bancar revisão concedida ainda em 2022 ou no primeiro ano de gestão do próximo presidente

Ministério da Economia incluiu uma reserva de R$ 11,7 bilhões para a concessão de reajustes salariais ao funcionalismo federal no projeto de LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) enviado ao Congresso na última quinta-feira, dia 14.

A verba pode ser usada para bancar o impacto futuro de uma revisão geral das remunerações ainda em 2022, ou então um reajuste dado no primeiro ano de gestão do próximo presidente da República.

Como mostrou a Folha na quarta-feira, dia 13, o presidente Jair Bolsonaro (PL) decidiu dar um reajuste linear de 5% para todas as carreiras —inclusive militares das Forças Armadas e integrantes do Judiciário e do Legislativo— a partir de 1º de julho deste ano.

Em entrevista coletiva nesta segunda-feira, dia 18, porém, o secretário especial de Tesouro e Orçamento, esteves Colnago, disse que não houve nenhum comunicado oficial sobre qualquer decisão do Palácio do Planalto.

“O reajuste de 5% é só uma das propostas que está na mesa. Não houve decisão tomada nesse sentido. Há um conjunto de propostas sobre a mesa”, afirmou Colnago. “Não há nenhum comunicado que nos dê a clareza de que houve essa decisão”, disse.

Leia a notícia completa: Folha de S. Paulo