Prêmio Mulheres na Ciência – Especial Cientistas Negras tem inscrições prorrogadas até 30 de junho

Podem participar mulheres pesquisadoras do quadro de pessoal permanente da UFSC, sejam professoras ou técnicas-administrativas em Educação

Foi prorrogado até o dia 30 de junho o prazo de inscrições para o Prêmio Mulheres na Ciência – Especial Cientistas Negras da UFSC. Podem participar mulheres pesquisadoras do quadro de pessoal permanente da UFSC, sejam professoras ou técnicas-administrativas em Educação. O prêmio será concedido em três categorias: Júnior (pesquisadoras que obtiveram seu doutorado após 31/12/2015); Plena (para aquelas que obtiveram seu doutorado entre 31/12/2000 e 31/12/2015); e Sênior (mulheres que que obtiveram seu doutorado antes de 31/12/2000).

A iniciativa foi lançada no dia 8 de março, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) e tem como propósito estimular, valorizar e dar visibilidade às mulheres da UFSC que fazem pesquisas científicas, tecnológicas e inovadoras. O objetivo é divulgar as pesquisas e pesquisadoras, e assim inspirar a comunidade científica interna e externa nas diferentes áreas do conhecimento e contribuir para diminuir a assimetria de gênero na ciência.

Nesta edição em especial, o prêmio se dedica a dar visibilidade às pesquisas realizadas por mulheres cientistas negras, em reconhecimento pelas grandes contribuições pouco divulgadas. “A ideia de tornar essa segunda edição do prêmio em uma edição especial para as cientistas negras surgiu a partir de uma perspectiva de equidade: já está bem estabelecido que quanto maior a diversidade em grupos de pesquisa, maior o impacto científico da produção, oferecendo respostas mais robustas aos problemas pesquisados”, salienta a superintendente de Projetos da Propesq, Maique Weber Biavatti.

Cronograma

Período de inscrições
De 08/03/2022 a 30/06/2022

Seleção pela Comissão Julgadora
Julho de 2022

Divulgação das selecionadas
Agosto de 2022

Gravação do vídeo
A partir de agosto de 2022

Cerimônia de entrega do prêmio
11 de fevereiro de 2023

Fonte: Notícias da UFSC