Atendimento individual em informática auxilia filiados à Apufsc em questões relacionadas à tecnologia

Docentes e aposentados podem entrar em contato com a sede da Apufsc para agendar um horário

Criado em 2019 e suspenso durante a pandemia, o serviço de atendimento individual nas áreas de tecnologia e informática da Apufsc-Sindical está de volta desde 30 de maio. A estagiária Rebeca Araújo Barreto recebe de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h, na sede da Apufsc, no campus Florianópolis, filiadas e filiados que desejam tirar dúvidas sobre o assunto.

Formada em Letras – Língua Portuguesa e agora estudante de Educação do Campo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Rebeca conta que, nesse primeiro mês de retorno, vários filiados têm procurado o serviço. Ela explica que ajuda os docentes em dificuldades com computadores e smartphones, no geral, desde que não envolva compartilhamento de informações pessoais, como dados bancários e endereços. “Passar fotos do computador para o celular, subir fotos para as redes sociais, anexar imagens em um e-mail, fazer downloads, configurar um celular novo, mexer no Word, mexer numa planilha”, são alguns dos exemplos de casos em que ela auxilia.

Rebeca conta que já tinha a experiência em ajudar em dificuldades com a tecnologia do cotidiano

Mário Gama, 77 anos, marcou seu segundo atendimento para tirar uma série de dúvidas com Rebeca. “Nós aprendemos tarde [a usar a tecnologia] e quando a gente chega nessa idade, aprende e esquece logo. Por exemplo, a Rebeca ensina uma coisa e aí chega em casa e a gente já esqueceu. Na nossa idade é mais complicado, porque além da gente ter esse problema todo, também temos medo de mexer nas coisas e estragar”.

Apesar da estagiária garantir que quase toda manhã realiza pelo menos um atendimento, Mário acredita que a procura poderia ser maior. “Eu acho que o pessoal ainda está com medo, porque, na nossa idade, qualquer coisinha a gente vai embora, então o pessoal está com cuidado até para sair de casa”.

O serviço de atendimento de informática pode ser solicitado por qualquer filiado, sem restrição de idade. Para marcar, o professor deve entrar em contato com a sede da Apufsc ou verificar os horários disponíveis  pelo telefone (48) 3234-3187 ou e-mail [email protected].

Karol Bernardi
Imprensa Apufsc