Sem políticas de valorização do docente, será difícil (re)construir a educação pública do país

*Por Anna Helena Altenfelder, publicado na Folha de S. Paulo

Nas eleições que se aproximam, colocar a educação como prioridade é dever de cada candidata e candidato comprometido com o desenvolvimento do país. Entre todas as pautas educacionais, as políticas públicas de formação e valorização da carreira docente e, em especial, as relativas à educação básica, precisam ser priorizadas nesse momento de acirramento das desigualdades educacionais.

Não há como construir educação pública de qualidade, com equidade, sem professores qualificados e valorizados. E a população brasileira sabe bem disso.

Esse retrato foi capturado pela pesquisa “Educação, Valores e Direitos”, coordenada pelo Cenpec e Ação Educativa, com a realização do Centro de Estudos em Opinião Pública (Cesop/Unicamp) e Instituto Datafolha. No levantamento, os baixos salários e a desvalorização dos professores foram citados como o segundo maior problema da educação do país, depois da falta de investimentos nas escolas públicas.

Leia na íntegra: Folha de S. Paulo

*Anna Helena é pedagoga, doutora em psicologia da educação (PUC-SP) e presidente do conselho de administração do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec)