“Há um longo caminho para a ciência ser inclusiva”, diz Helena Nader, presidente da ABC

Em 105 anos de existência da instituição, ela se tornou a primeira mulher a ocupar o cargo

As mulheres sempre estiveram presentes na história da ciência e tiveram contribuições importantes em diferentes áreas de atuação, especialmente na área de humanas e saúde. Este ano, ocorreu um fato histórico para as mulheres pesquisadoras, a cientista Helena Nader, foi eleita presidente da Acadêmia Brasileira de Ciências (ABC).

Em 105 anos de existência da instituição, ela se tornou a primeira mulher a ocupar o cargo, dando um passo importante para impulsionar a representatividade feminina na área. Helena Bonciani Nader, nasceu em 5 de novembro de 1947, em São Paulo, e teve a primeira experiência com a ciência nos laboratórios de uma escola nos Estados Unidos, onde cursou o ensino médio.

Quando retornou ao Brasil, ingressou na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e cursou bacharelado em ciências biomédicas. A pesquisadora também é licenciada em Biologia pela Universidade de São Paulo (USP) e concluiu doutorado em ciências biológicas, na (Unifesp). Além disso, na mesma área, fez estágio de pós-doutoramento pela Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos.

A presidente da ABC tem importante colaboração no avanço da ciência, educação no Brasil e reconhecimento internacional pelo apoio e estudos na área da saúde. Em 2020, recebeu o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia, além de outros reconhecimentos notáveis, como o Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher (2020) e o título de Doutora Honoris Causa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2022).

Helena Nader possui um brilhante currículo acadêmico e profissional, mas também se destaca ao defender a igualdade de gênero e pluralidade na ciência. Em entrevista ao Dicas de Mulher, ela fala sobre essas questões, desafios na carreira e como é presidir a Academia Brasileira de Ciências.

Leia na íntegra: Dicas de Mulher