Eleições 2022: o que cada cargo em disputa pode fazer pela ciência

Em matéria, o Nexo detalha qual a responsabilidade de presidente, governador e parlamentares na promoção do desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil 

Promover a pesquisa científica em prol da sociedade e do progresso da ciência, tecnologia e inovação deve ser uma prioridade do Estado brasileiro, segundo a Constituição Federal. A importância disso fica evidente em momentos desafiadores como uma pandemia.

Os resultados do investimento em ciência, no entanto, nem sempre coincidem com as necessidades eleitorais do governo do momento, o que frequentemente deixa em segundo plano uma área sobre a qual presidente, governadores, parlamentares e prefeitos têm a contribuir.

Promover ciência no país envolve pelo menos cinco eixos de ação. Segundo a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em vigor, editada pelo governo Michel Temer para o período de 2016 a 2022, esses eixos são: Promover a pesquisa científica; Oferecer infraestrutura laboratorial adequada; Garantir o financiamento do sistema; Trabalhar para a formação de pessoal; Apoiar a inovação empresarial.

Leia na íntegra: Nexo