UFSC e Apufsc

Por Raul Valentim da Silva*

Chegando em Florianópolis em fevereiro de 1965, tive oportunidade de acompanhar bem de perto o desenvolvimento da nossa universidade, como professor e depois, por mais de 30 anos, como aposentado. Como sócio-fundador, também venho participando de toda a vida da Apufsc.

Ambas as instituições apresentam uma história entrelaçada com muito a comemorar. A UFSC vem se destacando no cenário nacional e internacional com bons posicionamentos em rankings e avaliações. O Estado de Santa Catarina apresenta cenários privilegiados em muitas análises comparativas. A atuação dos ex-alunos da UFSC aparece com realce nestes estudos.

A Apufsc colaborou significativamente na organização funcional da universidade. Os processos de escolha democrática de dirigentes em todos os níveis geram um ambiente de autonomia universitária bastante benéfico para a UFSC. Atuando na vanguarda do movimento de criação da Andes, nossa associação também gerou boas contribuições universitárias em nível nacional.

Infelizmente, a Apufsc precisou desligar-se do Andes, que vem adotando uma postura anacrônica, ficando preso a um passado incompatível com a realidade atual. A opção pelo Proifes, uma federação de sindicatos, abre perspectivas de retomar um posicionamento mais proativo de vanguarda no âmbito nacional.

Os associados aposentados da UFSC podem e devem ser envolvidos nesta reativação sindical. A experiência vivencial e a disponibilidade de tempo permitem gerar contribuições de significativa importância para o sistema universitário brasileiro. Uma crescente relevância social da UFSC no cenário estadual e nacional certamente resultará em benefícios para todos.

*Raul Valentim da Silva – Professor aposentado