O “NÃO” dado ao Andes

Por Gerson Renzetti Ouriques*

Até quando os colegas sindicalizados à Apufsc-Sindical terão que “aturar” as investidas mentirosas, caluniosas, de colegas defensores da politicalha perpetuada pelos simpatizantes do Andes? Não bastou a estes indivíduos o resultado da consulta aos filiados à Apufsc-Sindical, quando a imensa maioria mostrou que quer distanciamento dos mesmos? Aliás, parabéns aos nossos sindicalizados pela expressiva votação em apoio ao nosso sindicato Apufsc.

O colega que acompanha as atitudes destes indivíduos certamente deve estar muito indignado. A nota divulgada no site da página do nosso sindicato pela diretoria de Imprensa sobre a cobertura do debate da Apufsc-Sindical reflete muito bem como agem estes simpatizantes do Andes. 

Há algumas coisas que nunca foram ditas publicamente, mas o foram nas “conversas de corredor” (mentiras, claro) por simpatizantes do Andes, que vou comentar brevemente neste texto:

– Ainda no processo de consulta de filiação do nosso sindicato ao Andes ou Proifes, foi dito que “caso a proposta de filiação ao Andes fosse a vitoriosa, não perderíamos o status de sindicato autônomo, pois em assembleia do Andes haviam decidido isso”. Uma mentira deslavada! Nunca houve tal assembleia e muito menos em época de pandemia, quando não havia possibilidades de reuniões deste tipo.

– Não foi dito aos sindicalizados à Apufsc que a contribuição mensal do nosso sindicato ao Andes seria de 40 mil reais (a contribuição ao Proifes é de 8 mil reais/mês).

– Não foi dito pelos andesianos que caso a filiação ao Andes fosse vitoriosa, TODO O PATRIMÔNIO da Apufsc-Sindical passaria para o patrimônio do Andes (estou errado? Então digam que estou errado, por favor).

– Entraram com ação judicial contra o diretor Carlos Alberto (Bebeto) e, obviamente, perderam. Estão tentando ainda reverter, mas posso apostar com quem quiser que haverá mais uma “lavada” judicial.

– Os colegas não sabem, mas o Andes terá que pagar ao nosso sindicato Apufsc-Sindical, uma quantia em dinheiro fixada pela justiça (em caráter final) em mais de dois milhões de reais. Não há como reverter isso judicialmente: foi consequência das atitudes em continuar atuando ilegalmente na UFSC, paralelamente ao nosso sindicato. Nosso sindicato é o único legalmente constituído em nosso estado e representa todos os professores das universidades federais em SC, isto é, representa também os professores da Universidade Federal da Fronteira Sul.

Assim, para finalizar, gostaria que os colegas prestassem bem atenção nas chapas que se inscreveram para disputar a Diretoria da Apufsc-Sindical. O Andes continua tentando assumir o nosso sindicato, independentemente do SONORO NÃO contra o Andes na consulta realizada pelos filiados à Apufsc.

Pelas razões aqui narradas, vamos apoiar a chapa encabeçada pelo colega Fletes e os demais membros de sua chapa. 

O professor Fletes teve e tem uma vivência política de lutas ao longo de todos estes anos como professor da UFSC em defesa dos interesses dos professores e da academia. Não há qualquer chance de se questionar isso: suas atitudes lutando em defesa da academia fazem parte da nossa história. Além disso, é muito importante enfatizar que é uma pessoa que sempre esteve aberta ao diálogo, conversa com todos, tendo ou não as mesmas opiniões, e nunca gera atritos com colegas que divergem de suas ideias. Sua chapa dará continuidade aos trabalhos que já são feitos pela atual Diretoria e que tanto necessitaremos em um futuro bem próximo, consequência das mazelas impostas politicamente e economicamente por um governo avesso à cultura, à ciência, à pluralidade de ideias em universidade.
Lembro aos colegas que eventualmente tenham alguma dúvida, achando que o colega Fletes, como presidente do nosso sindicato, possa agir de maneira individual: qualquer decisão tomada deverá ter a aprovação dos membros da Diretoria, do Conselho Fiscal, do Conselho de Representantes e, finalmente, aprovação em Assembleia dos sindicalizados.

*Professor do Departamento de Física da UFSC