Laboratório da UFSC lança nova versão de projeto para a Atenção Primária da Saúde brasileira

A atualização traz maior agilidade e praticidade para a rotina dos profissionais de saúde, melhorando as principais necessidades relatadas às equipes de desenvolvimento

Laboratório Bridge da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o Ministério da Saúde, desenvolveu e lançou a nova versão do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). O projeto faz parte do e-SUS APS, estratégia oficial de informatização da Atenção Primária em Saúde do país, também desenvolvido pelo Bridge.

A atualização traz maior agilidade e praticidade para a rotina dos profissionais de saúde, melhorando as principais necessidades relatadas às equipes de desenvolvimento. Foram feitas 150 entrevistas com usuários do produto, além da consulta a mais de 300 profissionais da saúde no processo de criação.

Como resultado, a versão 5.0 finaliza o redesign do módulo de atendimento do sistema, com o uso de novas tecnologias e interfaces. Com o sistema mais ágil, intuitivo e eficiente, os profissionais da saúde poderão dedicar mais tempo ao atendimento e acompanhamento clínico efetivo e adequado aos cidadãos.

Para o supervisor de Desenvolvimento do projeto no Bridge, Gabriel Geraldeli, a nova versão é um marco na atualização tecnológica e redesign do PEC. “Ela conta com funcionalidades desenvolvidas e validadas junto com os usuários, para facilitar o registro clínico e trazer informações importantes com mais praticidade”, afirma.

Thaísa Lacerda, product owner que encabeçou a atualização no Laboratório Bridge, afirma que as novidades servem para ajudar os profissionais da saúde que correm contra o tempo para garantir atendimento adequado aos cidadãos. “Essa atualização é resultado da dedicação, competência e qualidade do trabalho dos profissionais do Laboratório Bridge. Construímos um PEC mais eficiente, eficaz, fácil de usar e que com certeza vai fazer a diferença no dia a dia da Atenção Primária em todo o Brasil”, conta.

Todas as novidades detalhadas podem ser lidas na página do Laboratório Bridge.

O Laboratório Bridge

Com mais de 170 pessoas colaboradoras entre bolsistas, profissionais e professores da UFSC, o Laboratório Bridge desenvolve sistemas e aplicações para a gestão informatizada da saúde pública desde 2013. Em parceria com o Ministério da Saúde, atualmente desenvolve toda a estratégia e-SUS APS, que informatiza a Atenção Primária à Saúde no Brasil, incluindo os aplicativos mobile.

Fonte: Notícias UFSC