Bloqueio orçamentário na UFSC afeta pagamento de bolsas e o funcionamento do Restaurante Universitário

Por conta de decreto publicado no dia 30 de novembro, o bloqueio de verbas agora também impacta recursos já empenhados

Em nota publicada nesta segunda-feira, dia 5, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) informou que, diferente do que havia sido anunciado anteriormente, o bloqueio orçamentário afetará também o pagamento de bolsas e o funcionamento do Restaurante Universitário (RU). O bloqueio, anunciado no dia 28 de novembro, foi brevemente liberado no dia 1º de dezembro e novamente bloqueado no final do mesmo dia. Entretanto, devido ao decreto de programação orçamentária e financeira, publicado no dia 30 de novembro, o novo bloqueio também afeta recursos já empenhados.

Confira a nota da UFSC na íntegra:

Corte orçamentário e indisponibilidade financeira atingem todas as IFES do Brasil

Temos agora, um novo momento crítico: muito embora os limites de empenho tenham sido brevemente restituídos na manhã da última quinta-feira, dia 1º, a Secretaria de Orçamento Federal efetuou um novo bloqueio do orçamento das universidades e institutos federais no final do mesmo dia.

O decreto de programação orçamentária e financeira (Decreto Nº 11.269) publicado na noite de 30 de novembro de 2022, em edição extra do Diário Oficial da União, deixou o Ministério da Educação (MEC) e vários outros ministérios sem disponibilidade financeira.

Ainda que em nota emitida em 29 de novembro a Universidade tenha manifestado que o bloqueio anterior não atingiria o pagamento de bolsas e manutenção do Restaurante Universitário (RU), esse decreto afeta até mesmo essas despesas, já que ele prevê que não haverá liberação de recursos financeiros até o fim do ano.

Em resumo: o orçamentário foi bloqueado e o financeiro está indisponível.

Até o presente momento, a UFSC está impossibilitada de efetuar qualquer pagamento de seus compromissos já assumidos (empenhados).

Estamos mobilizados, juntamente com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em busca da restituição dos limites financeiros, que possibilitem efetuar os pagamentos, bem como o desbloqueio do orçamento para a realização de novos empenhos em despesas e serviços previamente assumidos pela UFSC. A solução é a publicação de novo decreto, ainda em dezembro.

Fonte: Notícias UFSC