Nota de pesar: falece o professor aposentado Paulo Henrique Freire Vieira

Vieira atuava como professor na UFSC desde 1983

A Apufsc-Sindical comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e filiado ao sindicato Paulo Henrique Freire Vieira. Ele faleceu na noite desta quinta-feira, dia 22.

Paulo Henrique Freire Vieira foi professor no Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFSC desde 1983, e se aposentou em 2011. Desde que se aposentou, atuou como professor voluntário nos Programas de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSP) e Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da UFSC.

A Apufsc-Sindical presta suas condolências e solidariedade aos amigos e familiares do professor.

O Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), onde Vieira foi professor por 39 anos, publicou uma nota para informar o falecimento. Leia na íntegra:

Com imenso pesar o Centro de Filosofia e Ciências Humanas informa o falecimento do Professor Paulo Vieira, ocorrido na noite de ontem. Nossos sentimentos aos familiares e colegas.

O Professor Paulo foi um dos fundadores do PPGSP e um precursor nas pesquisas sobre Ciências Sociais e meio ambiente no Brasil, área em que se tornou reconhecido nacional e internacionalmente, contribuindo para a formação de muitas gerações de pesquisadores. Atuava na UFSC desde 1983, tendo se aposentado em 2011. Depois disso continuou atuando como Professor Voluntário, onde coordenava o Núcleo Transdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento (NMD).

Professor Paulo deixa um grande legado de pesquisas e militância na área do meio ambiente e continuará sendo uma referência nos estudos desse campo de pesquisas. Deixará muitas saudades na comunidade acadêmica e nos vários espaços de sua atuação social.

Imprensa Apufsc