Florianópolis tem ato em defesa da democracia

Apufsc-Sindical participou da mobilização ao lado de outras entidades de classe e movimentos sociais no Largo da Alfândega

O Largo da Alfândega, no Centro de Florianópolis, foi tomado por pessoas que defendem o estado democrático de direito no fim da tarde desta segunda-feira, dia 9. A Apufsc-Sindical convocou a comunidade docente e a Diretoria esteve presente no ato, conduzido por entidades de classe e movimentos sociais.

Anna Julia Rodrigues, presidenta da Central Única dos Trabalhadores em Santa Catarina (CUT/SC) abriu os discursos afirmando que aquele era um “ato de quem defende a democracia, independente de bandeiras”, e ressaltou que era “o primeiro ato de muitos em defesa da democracia”.

A mobilização, que ocorreu simultaneamente em diferentes partes do país, foi uma resposta aos ataques terroristas às sedes dos Três Poderes, em Brasília, no último domingo. “Essa manifestação, convocada há apenas algumas horas, mostra a vontade do movimento popular de Santa Catarina de demonstrar sua indignação com o que ocorreu”, disse o dirigente da Intersindical, Amauri Soares.

A liderança indígena Ingrid Assis, dirigente da Central Sindical e Popular Conlutas, também discursou e afirmou que “existe, sim, povo de luta em Florianópolis”, e enfatizou que “o povo indígena defende a democracia”.

Outras entidades, como a União Catarinense dos Estudantes (UCE), Diretório Central dos Estudantes (DCE) Luís Travassos, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Movimento Negro Unificado (MNU) também estiveram presentes. “Os abutres tentaram destruir o que temos de mais rico, que são os Três Poderes. Se deram mal, porque não vão destruir a democracia destruindo nossos prédios. Eles são terroristas”, disse Vanda Pinedo, do MNU.

O presidente da Apufsc, José Guadalupe Fletes, o vice-presidente, Adriano Duarte, o primeiro-secretário, Carlos Barros Montez, o diretor de Divulgação e Imprensa, Marcio Vieira de Souza, o diretor de Promoções Sociais, Culturais e Científicas, Roberto Ferreira de Melo, o responsável pela sede no campus Araranguá, Bernardo Walmott Borges, o ex-vice-presidente do sindicato, Camilo Buss Araujo, além de filiados e filiadas, estiveram presentes no ato.

::: Leia a nota da Diretoria da Apufsc-Sindical em defesa da democracia
::: Leia a nota do Proifes-Federação em defesa da democracia e contra a tentativa de golpe

Veja fotos:

Stefani Ceolla
Imprensa Apufsc