Juiz vê “retaliação” e suspende inquérito contra delegado que investiga ex-ministro Milton Ribeiro e Bolsonaro

Na gestão Bolsonaro, a Corregedoria da PF abriu uma investigação contra Calandrini porque ele acusou a cúpula do órgão de obstruir a investigação que mira Ribeiro. Informação é da colunista Bela Megale, do jornal O Globo

O juiz Marllon Sousa, do Tribunal Regional Federal da 1a Região (TRF-1), determinou a suspensão de um inquérito aberto pela Corregedoria da Polícia Federal que apura a suspeita de abuso de autoridade do delegado Bruno Calandrini.

O delegado é o responsável pela investigação que apura um esquema de corrupção na gestão do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro e que também atinge Jair Bolsonaro. Esse inquérito fez com que Ribeiro deixasse a pasta.

Na decisão da última quinta-feira, dia 19, o juiz entendeu que não havia indícios do cometimento de abuso de autoridade por parte de Calandrini e apontou que ele se tornou alvo da Corregedoria por uma “retaliação” por investigar “pessoas de reconhecido poder político e econômico”. A apuração foi aberta na gestão anterior da PF, durante o governo Jair Bolsonaro.

Leia na íntegra: O Globo