“É preciso trabalhar para que a cor da pele deixe de definir o futuro dos jovens”, diz Lula na Celac

Discurso contra a desigualdade foi feito pelo presidente na abertura da Cúpula dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos realizada na Argentina

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) celebrou nesta terça-feira, dia 24, o retorno do Brasil à Cúpula dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e aproveitou parte do discurso de abertura do evento, realizado na Argentina, para pregar contra a desigualdade na região. Na declaração, o brasileiro pediu empenho dos pares para a proteção de povos originários e mais atenção ao debate racial.

“Nossa estratégia de desenvolvimento deve caminhar passo a passo com a redução da desigualdade em suas diversas dimensões”, destacou Lula, ao pedir que os presidentes latino-americanos e caribenhos trabalhem para garantir direitos fundamentais, como saúde, educação e trabalho.

Em seguida, o presidente reforçou que este empenho solicitado deve passar pela proteção aos povos originários e combate ao racismo na região. Na declaração, o presidente citou ainda a importância de se combater a violência de gênero, a pobreza e a fome.

Leia na íntegra: Carta Capital