Universidades brasileiras viram exemplo na busca de metas da ONU

No total, 39 das 1.050 instituições avaliadas no apoio aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) são brasileiras

Universidades brasileiras entraram no esforço para ajudar a cumprir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para serem atingidos até 2030. O tema é tão importante que já há até rankings internacionais para medir essas ações, como o UI GreenMetric World University Rankings, criado pela Universitas Indonesia em 2010, no qual já aparecem as instituições nacionais.

Em 2022, a pesquisa seguiu o tema “ações coletivas para transformar universidades sustentáveis no período pós-pandemia” e avaliou seis quesitos para classificar as instituições de ensino: Configuração e Infraestrutura, Energia e Mudanças Climáticas, Resíduos, Água, Transporte, e Educação e Pesquisa.

Ao todo, contemplou 1.050 universidades – dessas, 39 são brasileiras. E uma delas surge entre as principais: a Universidade de São Paulo (USP) ocupa a 10.ª posição da lista. “É um grande orgulho estar no GreenMetric”, diz Patricia Iglesias, superintendente de Gestão Ambiental da USP. “Eu já tinha assumido o cargo de superintendente em 2016, quando estávamos na 200.ª posição. Em 2018, nós montamos a política ambiental e, de lá para cá, fomos aperfeiçoando e subindo na lista.”

Leia na íntegra: Estadão