Reitor da UFSC participa de reunião da Andifes em Brasília

Evento teve a presenta da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos

O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professor Irineu Manoel de Souza, esteve em Brasília nesta semana participando da 157ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O evento, que ocorreu na terça e quarta-feira, dias 14 e 15, contou com a participação da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, que confirmou o reajuste das bolsas de pesquisa e estudo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

As bolsas de iniciação científica e da pós-graduação estão congeladas há 10 anos. O percentual de reajuste e uma possível ampliação da oferta de vagas devem ser anunciados nesta quinta-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É uma das reivindicações principais do colegiado da Andifes.

A reunião foi aberta com uma apresentação do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas (Forgepe) fazendo um relato da reunião com o Secretário de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Sérgio Mendonça. Representantes do Fórum de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (Forplad) fizeram uma exposição sobre a situação do orçamento das universidades em 2023. O evento contou também com a participação da secretária de Educação Superior (Sesu/MEC), professora Denise Pires de Carvalho.

Reunião da Andifes em Brasília (Foto: Divulgação)

Os dirigentes das instituições receberam ainda os relatos da Comissão de Memória, Museus e Patrimônios Culturais, Artísticos e Científicos, da Comissão de Comunicação da Andifes e do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom). A programação foi fechada com a apresentação de um relatório do Colégio de Pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação das IFES (Copropi).

Ao retornar de Brasília, o professor Irineu fará um relato sobre as questões mais relevantes, do ponto de vista da comunidade universitária, e as ações concretas que foram encaminhadas pelos reitores e reitoras das universidades públicas federais.

Fonte: Notícias da UFSC