“Vamos estudar os números, mas o mês de março em questão de reajuste já foi perdido”, diz representante do governo na Mesa de Negociação Permanente

Secretário de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça, afirma que “se houver acordo, é para o mês de abril, o que nos permite, com os recursos que estão disponíveis na Lei Orçamentária, até simular a possibilidade de um reajuste um pouco acima dos 7,8% que já foram propostos”

Depois de ouvir das entidades que representam servidores públicos federais que o valor do reajuste salarial proposto pelo governo na primeira rodada da Mesa de Negociação Permanente é insuficiente, o secretário de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Sérgio Mendonça, falou sobre a possibilidade de apresentar uma nova proposta, mas descartou que o reajuste seja aplicado ainda em março.

A segunda reunião da mesa ocorreu na tarde desta terça-feira, dia 28, em Brasília. Na ocasião, a pasta ouviu as contrapropostas apresentadas pelas entidades ao reajuste oferecido pelo governo federal no dia 16 de fevereiro, de reajuste de 7,8% sobre a atual remuneração dos servidores públicos federais, a partir de 1º de março de 2023, e de reajuste do auxílio-alimentação de 43,6%. Os números não foram aceitos pelas entidades sindicais. “Com isso, vamos analisar o que foi apresentado pelas bancadas sindicais e, eventualmente, apresentar uma contraproposta ou reafirmar o que já foi oferecido”, disse o secretário.

::: Leia o ofício apresentado pelo Proifes-Federação à Mesa de Negociação Permanente com as reivindicações da categoria docente

As contrapropostas das centrais sindicais, em resumo, pedem um percentual de aumento maior do que o oferecido pelo governo e, ainda, que o acréscimo de R$ 200 no auxílio-alimentação fique de fora do orçamento de R$ 11,2 bilhões previsto para o reajuste. Pautas como a coparticipação do governo em relação ao plano de saúde dos servidores e um possível aumento no valor do auxílio-creche também foram levantadas na reunião.

“Vamos estudar os números, mas o mês de março em questão de reajuste já foi perdido. Se houver acordo, é para o mês de abril, o que nos permite, com os recursos que estão disponíveis na Lei Orçamentária, até simular a possibilidade de um reajuste um pouco acima dos 7,8% que já foram propostos”, apontou o secretário.

Representantes do governo na segunda reunião da Mesa de Negociação Permanente (Foto: Cristiano Eduardo/MGI)

Na reunião desta terça-feira, a Mesa de Negociação estava composta por cerca de 50 entidades representativas de servidores públicos federais, enquanto o governo esteve representado pelo secretário Sérgio Mendonça, pela diretora do Departamento de Relações de Trabalho, Edina Maria Rocha Lima, e pelo diretor-substituto do Departamento de Relações de Trabalho, José Borges de Carvalho Filho.

A nova rodada de negociações sobre reajuste salarial para os servidores públicos federais está prevista para ocorrer na próxima terça-feira, dia 7. A expecativa das entidades é de que o governo apresente uma nova proposta até esta sexta-feira, dia 3.

Imprensa Apufsc
Com informações do MGI