MEC quer padronizar o que estudantes do 2º ano do ensino fundamental devem saber

Estados e municípios têm escalas diferentes do que consideram desempenho adequado para a etapa. Ministério e Inep farão pesquisa com docentes da rede pública para definir política nacional, aponta o G1

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciaram nesta quarta-feira, dia 22, a realização de uma pesquisa com docentes da rede municipal para definir as diretrizes para uma política nacional de alfabetização de crianças. Os resultados serão apresentados em maio.

O objetivo é estabelecer, nacionalmente, qual deve ser o desempenho adequado de um aluno ao final do segundo ano do ensino fundamental em relação aos seus conhecimentos e habilidades na leitura e escrita.

É nessa etapa que, em tese, todos os estudantes ser devidamente alfabetizados, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que estipula o conteúdo a ser desenvolvido pelas escolas.

A pesquisa será feita ao longo de abril e a meta é lançar o programa, batizado de “Alfabetiza Brasil”, no mês seguinte.

Leia na íntegra: G1