Como a suspensão do novo ensino médio afeta o Enem

O governo não fala em revogar a mudança, mas adiar a próxima fase da reforma, que era mudar o Exame Nacional do Ensino Médio

O Ministério da Educação (MEC) deve suspender o cronograma de implementação do novo ensino médio, cuja reforma tem sido alvo de críticas de entidades estudantis e uma parte de associações do setor. Após a pressão, o governo não fala em revogar a mudança, mas adiar a próxima fase da reforma, que era mudar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), etapa prevista para 2024.

A decisão da gestão Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda não foi oficializada em portaria, mas trouxe dúvidas para professores e alunos. O que muda na rotina da sala de aula? Escolas e estudantes precisam adotar alguma mudança? Como vai ficar o Enem no próximo ano?

O Portal Terra preparou um conteúdo com perguntas e respostas sobre o assunto. Confira as questões relacionadas ao Enem:

Vou fazer Enem neste ano ou no ano que vem? O que vai mudar na prova?
Nada. O exame seguirá o mesmo modelo dos anos anteriores.

E quando o Enem muda?
Um novo calendário ainda não foi definido pelo governo.

E quais são as mudanças previstas para o Enem?
Com a inserção de uma carga horária flexível, será necessária fazer adaptações no formato da prova, como mudar o tamanho do teste ou ampliar a quantidade de questões dissertativas (abertas, sem respostas de múltipla escolha). Mas ainda não qualquer definição sobre isso.

Leia na íntegra: Portal Terra