Suspensão do novo ensino médio: entenda o que muda para estudantes

Portaria que suspende cronograma de implementação do novo ensino médio deve ser assinado nos próximos dias pelo ministro da Educação Camilo Santana, de acordo com O Globo

O Ministério da Educação finalizou uma portaria para suspender o cronograma de implementação do novo ensino médio. O documento deve ser assinado pelo ministro Camilo Santana nos próximos dias e interrompe a implementação no primeiro e segundo ano da etapa ainda em 2023, além de suspender a necessidade de adaptação do Enem ao novo modelo até 2024.

O que muda para estudantes?

  • Mesmo depois de a portaria ser publicada, a rotina dos estudantes não será alterada;
  • Ou seja, alunos que já estão no novo ensino médio não voltam para o modelo antigo;
  • Isso porque a suspensão é apenas no cronograma de implementação;
  • Isso significa que a mudança do Enem, prevista para 2024, estará suspensa.

A portaria, que muda uma norma publicada em 2021, também suspende a necessidade de confecção de itens e a construção de um novo modelo para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em 2024.

Desde março, pessoas e entidades ligadas à educação têm pressionado o governo pela revogação da reforma do ensino médio. Mas especialistas advertem que, embora o novo modelo tenha problemas, a revogação total seria um retrocesso em avanços já obtidos, como a expansão da educação integral e a diversificação do ensino. Os estados, principais responsáveis pela implementação, resistem em rever o novo modelo.

Leia na íntegra: O Globo