Diretor do campus da UFSC em Joinville quer ampliação da área de laboratórios

Cursos da universidade na sede do interior ocorrem em espaço alugado 

Inaugurado em 2009, o campus de Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) já foi sediado em três espaços alugados diferentes. Hoje, os oito cursos de graduação e os dois de mestrado estão localizados em uma infraestrutura na Zona Industrial do município. O diretor da UFSC de Joinville, Diego Greff, conta que não houve expansão do espaço físico da instituição no último ano, mas que ele já solicitou ao reitor a ampliação da área de laboratórios. 

No ano de criação do campus, a universidade recebeu um terreno do governo do Estado de Santa Catarina e da Prefeitura de Joinville no qual deverão ser construídos os prédios permanentes da instituição. No entanto, a obra está paralisada por falta de recursos. A necessidade de uma área maior é uma questão do campus pelo menos desde o último levantamento feito pela Apufsc-Sindical, no ano passado, sobre as as condições de trabalho docente e funcionamento geral da universidade. Agora o sindicato atualiza essas demandas. 

Campus da UFSC em Joinville (Foto: Divulgação)

Greff afirma que teve uma conversa com o reitor Irineu Manoel de Souza, em março, sobre expansão do espaço dos laboratórios. “A nossa maior questão é o custo orçamentário, porque a ampliação, dependendo do caso, não é tão difícil”, pontua o diretor da UFSC em Joinville.

A falta de recursos financeiros também é um problema que perdura há um tempo no campus. Segundo Greff, alguns equipamentos e materiais são comprados com as taxas de ressarcimento de projetos, “mas ainda é pouco”, enfatiza. Ele ainda afirma que a dificuldade de verbas para bolsas tem sido um problema em toda a UFSC. “Acho que também é reflexo da restrição orçamentária grave e é fruto do governo do executivo anterior.”

Com a falta de verba, as demandas do campus em relação à atualização dos computadores, datashow e equipamentos de laboratório para ensino e pesquisa, ficam comprometidas.

Outro lado

A equipe de Comunicação da Apufsc também ouviu a Administração Central da universidade sobre os problemas identificados. As respostas, enviadas nesta quarta-feira, dia 18, pela Coordenação de Imprensa do Gabinete da Reitoria. Leia a resposta da UFSC na íntegra.

Karol Bernardi
Imprensa Apufsc