Livro na Praça: Professor fala sobre declínio das democracias a partir da obra de Timothy Snyder

Diretor do CCE da UFSC, Fábio Lopes traduziu obras do autor e foi o convidado do evento promovido pela EdUFSC na última sexta-feira

Foi realizada na última sexta-feira, dia 14, mais uma edição do Livro na Praça – ler para se libertar, evento promovido pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC). O encontro teve participação do diretor do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC, Fábio Lopes, que falou sobre a obra do renomado historiador e um dos maiores intelectuais públicos contemporâneos: Timothy Snyder, professor da Universidade de Yale. A atração musical foi Jéferson Silveira Dantas, também professor da UFSC, que homenageou Vitor Ramil.

Na abertura do evento, o diretor da EdUFSC, Waldir José Rampinelli, contou que atualmente há 85 mil livros no depósito da editora. “Esses livros precisam estar nas mãos das pessoas. O que nós estamos fazendo agora são eventos, campanhas, em que vendemos os livros com preços muito acessíveis. Queremos que o livro ande, caminhe”, explicou. Esse é um dos objetivos do Livro na Praça.

Waldir José Rampinelli, diretor da EdUFSC (Foto: Stefani Ceolla/Apufc)

Após a apresentação cultural, Fábio Lopes, que já foi diretor da EdUFSC e traduziu dois livros de Timothy Snyder, iniciou sua fala. Ele definiu o autor como “um dos gigantes intelectuais do nosso tempo”. Segundo Lopes, “Snyder é um historiador do Leste europeu e o que ele ensina é que o século 20 aconteceu lá”. Em 2017, o autor lançou “Sobre a tirania”, um livro sobre as circunstâncias da chegada de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos. “Snyder oferece 20 lições do século 20 para o século 21. Os riscos ainda estão aí para nos cercar”, avaliou Lopes.

Segundo o professor do CCE, o autor “usou sua experiência sobre o Leste europeu para pensar o declínio de democracia que a gente conheceu àquela altura e continua a nos afetar”. A obra ficou um ano na lista dos livros mais vendidos do jornal New York Times.

Fábio Lopes traduziu dois livros de Timothy Snyder (Foto: Stefani Ceolla/Apufsc)

Em formato de bolso e com não muito mais do que 100 páginas, o volume foi concebido para ser carregado por aí, como uma espécie de manual de sobrevivência em tempos de crise da democracia.

A atração musical foi Jéferson Silveira Dantas, também professor da UFSC, que homenageou Vitor Ramil (Foto: Stefani Ceolla/Apufsc)

Programação do Livro na Praça

Abril
28/4: Professora Juliana Salles Machado – “Abril Indígena”

Maio
12/5: Professora Zilma Guesser – Cruz e Sousa: a negritude na obra do poeta negro
26/5: Professores Raphael Grazziano e Lino Peres – A arquitetura e a cidade

Junho
16/6: Jornalistas Elaine Tavares e Miriam Santini de Abreu – Jornalismo independente e a crítica do cotidiano
23/6: Professor Waldomiro da Silva Códices – Os primeiros livros da história da América Latina, de Miguel León-Portilla
30/6: Professores Paulo Capela e Edgard Matiello – Esporte e lazer na cultura dos trabalhadores

Stefani Ceolla
Imprensa Apufsc