Primeiro encontro do Clube de Leitura da Apufsc apresenta romance que tem a guerra civil em Moçambique como pano de fundo

Taiane Santi Martins, autora de “Mikaia”, livro vencedor do prêmio Sesc de Literatura em 2022, participou do bate-papo

O primeiro encontro do Clube de Leitura da Apufsc-Sindical foi realizado na noite de terça-feira, dia 18, com a presença da egressa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Taiane Santi Martins. Ela conversou com os presentes sobre o romance “Mikaia”, seu livro de estreia e vencedor do Prêmio Sesc de Literatura em 2022. No bate-papo, mediado pela jornalista e coordenadora de Comunicação do sindicato, Stefani Ceolla, Taiane contou sobre o processo de escrita do livro, os desafios que encontrou pelo caminho, sua viagem para Moçambique, país que é pano de fundo do romance, influências literárias, entre outros temas.

Encontro foi realizado na sede da Apufsc no campus Florianópolis (Fotos: Stefani Ceolla/Apufsc)

Sobre a autora

Taiane nasceu em Vacaria, no Rio Grande do Sul, em 1988. É doutora em Escrita Criativa pela PUC-RS, formada em História pela Udesc e em Letras pela UFSC. Tem poemas e contos em coletâneas e revistas. É editora da Travessa em Três Tempos, revista literária que fundou em 2010. “Mikaia” foi parcialmente escrito na Ilha de Moçambique, onde residiu.

Taiane estudou História na Udesc e Letras na UFSC (Foto: Stefani Ceolla/Apufsc)

Sobre a obra

O livro conta a história de uma dançarina de balé que sofre uma amnésia repentina, e trata de três gerações de mulheres que viveram e fugiram da guerra civil moçambicana. Narrado por múltiplas vozes, o livro joga com as diferentes maneiras de se lidar com um passado traumático. A obra transita por temas como o corpo, a dança e a violência contra a mulher, a guerra, a construção da memória e a identidade cultural, além de discutir o olhar do Brasil sobre a cultura moçambicana.

No texto de orelha do livro, Luciany Aparecida e Itamar Vieira Junior – autor do premiado “Torto Arado” – escrevem: “Ao trazer como protagonistas mulheres negras que desejamos amar e escutar, o romance recria na dimensão literária histórias que nos foram tiradas por tempos de brutal invisibilidade. Se à primeira leitura Mikaia parece apresentar uma história sobre silenciamentos, ao final se entende que este é um romance de fala e, portanto, uma história que deve ser ouvida. Que possamos parar e escutar Mikaia, sentir com o corpo e o coração seus movimentos de esperança.”

Clube de Leitura Apufsc

O Clube de Leitura da Apufsc é uma iniciativa da Diretoria do sindicato e tem o objetivo de reunir professoras e professores, da ativa e aposentados, estudantes e pessoas interessadas em literatura, para dialogar sobre obras literárias contemporâneas.

Os encontros do Clube de Leitura da Apufsc serão mediados por Stefani Ceolla, jornalista e estudante de Letras – Língua Portuguesa e Literaturas na UFSC, e uma das idealizadoras do Posfácio Podcast, e serão realizados mensalmente.

Imprensa Apufsc