São Paulo, Blumenau e Curitiba são as cidades com maior número de células neonazistas no Brasil, mostra pesquisa

Os dados foram divulgados no relatório do Observatório Judaico de Direitos Humanos

São Paulo, Blumenau e Curitiba são as cidades do Brasil com o maior número de células neonazistas. O município catarinense tem com 63 grupos, ficando em segundo lugar. Em São Paulo foram mapeados 96 células, e são 50 na capital paranaense. Os dados foram divulgados no relatório do Observatório Judaico de Direitos Humanos, mostra a o site Plural.

​​”O fenômeno não é novo no Brasil, que sediou a maior filial do partido nazista fora da Alemanha, com 3.000 membros, na primeira metade do século XX”, diz trecho do relatório. Segundo o observatório, o que chama a atenção é que o ideário nazista, que nunca deixou de existir no país, “multiplicou-se a partir de 2019, com a eleição de Jair Bolsonaro, um representante da extrema-direita política e cujo discurso de ódio legitimou o avanço desses grupos”.

O relatório se baseou em reportagens publicadas em novembro de 2022 com informações da antropóloga Adriana Dias, maior referência nos estudos e mapeamento de grupos neonazistas no Brasil, que faleceu em janeiro deste ano.

Leia na íntegra: Plural