UFSC realiza conferência “O livro como testemunho da história”, ministrada por Godofredo de Oliveira Neto

O escritor catarinense é membro da Academia Brasileira de Letras desde 2022

A Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a EdUFSC promovem a conferência “O livro como testemunho da história”, ministrada por Godofredo de Oliveira Neto, escritor catarinense, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL). O evento será realizado na quinta-feira, dia 25, às 19h, no auditório da Reitoria da UFSC.

Formado em Letras pela Universidade de Paris, com doutorado na UFRJ e pós-doutorado na Georgetown University, nos Estados Unidos, há mais de 40 anos Godofredo é professor do Departamento de Letras da UFRJ e pesquisador da literatura brasileira. Ele nasceu em Blumenau, Santa Catarina, e é autor de 21 livros.

A obra como romancista e contista é marcada pela relação da literatura com a história. A publicação mais representativa dessa associação é “O Bruxo do Contestado”, de 1996, que apresenta fatos que seriam inéditos da Guerra do Contestado, conhecidos pelo autor por meio dos relatos de um familiar que participou do combate.

Godofredo também é autor de “Cruz e Sousa, o poeta alforriado” (2010), em que narra a guerra de insultos, muitos de teor racista, travadas entre o catarinense e Machado de Assis nos jornais do Rio e em O Moleque, semanário que o Cruz e Sousa fundou na antiga Desterro ao lado do parceiro Virgílio Várzea.

Imprensa Apufsc
Com informações da EdUFSC, G1, NSC Total e Notícias UFSC