Projeto do Colégio de Aplicação da UFSC promove debate sobre Comissão de Anistia e Comissão da Verdade

Atividade organizada pelo projeto de pesquisa Ditaduras e Democracia na América Latina ocorre nesta quinta-feira, dia 1°, no Auditório do Espaço Físico Integrado

O projeto de pesquisa Ditaduras e Democracia na América Latina, do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove nesta quinta-feira, dia 1°, às 10h30, a mesa redonda Comissão de Anistia e Comissão da Verdade: memória, verdade e justiça. A atividade ocorre no Auditório do Espaço Físico Integrado (EFI), com mediação da professora de História Clarissa Grahl, e participação de Ana Lice Brancher, que foi coordenadora da Comissão da Verdade da UFSC e falará sobre os trabalhos realizados em 2015 e 2016.

Também irá compor a mesa Prudente José Silveira Mello, advogado da Apufsc-Sindical, membro da Comissão de Anistia do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, e um dos idealizadores do Movimento Humaniza SC.

O projeto de pesquisa Ditaduras e Democracia na América Latina tem como tema principal o estudo dos regimes democráticos, as crises políticas e sociais e a derrubada desses regimes para implementação de ditaduras na América Latina durante o século XX.

Para além da leitura da bibliografia pertinente ao tema, o projeto, que conta com oito bolsistas de Ensino Médio, prevê o trabalho com fontes históricas, como jornais e materiais audiovisuais. Além dessa mesa redonda, também está prevista uma oficina sobre pesquisa em acervos online da imprensa, em parceria com o PET-História, que ocorrerá no mês de junho, um cine debate sobre o documentário A Batalha do Chile, em agosto, e um seminário para a divulgação dos audiovisuais produzidos pelos jovens pesquisadores, em outubro.

Fonte: Notícias UFSC