Laboratório produz cartilha para escolas lidarem com violência no ambiente escolar

Laboratório Inteligência de Vida, programa de educação socioemocional, indica espaços seguros de fala e escuta após episódios traumáticos; material é gratuito e on-line

O Laboratório Inteligência de Vida (LIV) produziu um material, disponibilizado gratuitamente, para educadores, gestores e pais de estudantes trabalharem a prevenção da violência no ambiente escolar. No ebook “Violência contra as escolas: estratégias de prevenção e estímulo à convivência”, os especialistas do programa de educação socioemocional aborda desde os sinais de alerta, que podem ajudar a identificar futuros casos de agressões, até as melhores formas que os professores têm para acolher emocionalmente os alunos, oferecendo espaços seguros de fala e escuta, após casos de tiroteios ou outros tipos de ataques.

O e-book do LIV também lista uma série de recomendações para que as escolas combatam o bullying e construam um ambiente mais inclusivo. A educação socioemocional, que foca em habilidades como empatia e colaboração, é uma aliada, mas outras estratégicas também podem ser postas em prática.

O material sugere ainda a adoção de uma educação antirracista e a inclusão, em sala de aula, de discussões sobre extremismos, direitos humanos e convivência entre as pessoas. Outro ponto que é abordado é a necessidade de investimento na educação digital, orientando uma reflexão dos alunos sobre os riscos de determinados espaços virtuais. Segundo o LIV, professores precisam ser orientados a abordar a importância de conversar com os alunos sobre não “fazerem ameaças de brincadeira”.

Leia na íntegra: O Globo