Enem tem mais de 4,6 milhões de pré-inscrições, revertendo queda histórica

Total de pré-inscritos no Enem foi 8,2% maior do que no ano passado. Candidatos devem pagar taxa até o dia 21 para confirmar inscrição

O sistema do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) recebeu 4.673.333 de pré-inscrições, conforme dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O prazo de inscrições para a prova terminou na última sexta-feira, dia 16. De acordo com o instituto, o número representa aumento de 8,2%, em relação a 2022, quando houve 4.318.324 inscrições. O ministro da Educação, Camilo Santana, celebrou o número e afirmou que a marca reverte “uma curva histórica de queda“. 

“O Inep recebeu 4.673.333 pré-inscrições para o Enem deste ano, revertendo uma curva histórica de queda. Nós estamos trabalhando para que os nossos jovens possam voltar a sonhar com mais oportunidades, para que conquistem o seu diploma na universidade”, disse o ministro nas redes sociais.

O total de pessoas inscritas para o Enem vem caindo desde 2017, quando 6,1 milhões de pessoas se inscreveram. Em 2022, esse número caiu para quase a metade, com pouco mais de 3,3 milhões de candidatos. Os últimos dados divulgados pelo Inep podem representar uma quebra dessa tendência, que deverá ou não ser ratificada a partir da confirmação da inscrição.

Leia na íntegra: Rede Brasil Atual