Cineclube 757 exibe três curta-metragens e terá a participação dos realizadores

“Manhã”, de Zeca Pires e Norberto Depizzolatti, “Dás um Banho, Zé Perri” de Zé Dassilva, e “Em nome de Cruz e Sousa” serão exibidos

O Cineclube 757 exibirá três filmes no dia 21 de agosto, às 18h30, no teatro Carmen Fossari: “Manhã”, de Zeca Pires e Norberto Depizzolatti; “Dás um Banho, Zé Perri” de Zé Dassilva; e “Em nome de Cruz e Sousa”, de Zé Rafael Mamigoniam. O evento terá a presença dos realizadores e comentários do professor José Gatti.

Gatti tem graduação em Jornalismo e Editoração pela Universidade de São Paulo, mestrado em Cinema pela mesma instituição, mestrado e doutorado em Cinema Studies pela New York University. Atualmente é professor no bacharelado em Audiovisual do Centro Universitário Senac, em São Paulo. É membro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, tendo sido um de seus fundadores, da Society for Cinema and Media Studies e da Brazilian Studies Association. Tem experiência na área de Arte e Comunicação, atuando principalmente no campo das políticas de representação em cinema, televisão, vídeo e outros meios de comunicação.

Sobre os filmes

“Manhã”, o primeiro filme de Zeca Pires, tem 11 minutos e narra o cotidiano de um leiteiro do interior catarinense que vê suas tarefas abrupta e equivocadamente interrompidas.

O curta-metragem “Dás um banho, Zé Perri”, filmado em Florianópolis, escrito e dirigido por Zé Dassilva, é uma ficção ambientada em 1930 e inspirada em fatos reais sobre a vida do lendário aviador e escritor Saint-Exupéry na cidade.

TRAILER DÁS UM BANHO, ZÉ PERRI! from vinil filmes on Vimeo.

“Em nome de Cruz de Sousa” é o título do curta-metragem documental produzido por pesquisadoras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Beatriz Mamigonian e Luana Teixeira e dirigido por Zé Rafael Mamigoniam. O filme situa o associativismo negro do período pós-abolição, relacionando com a história da presença negra e das transformações econômicas da Ilha de Santa Catarina.

Sobre o Cineclube 757

O Cineclube 757 é idealizado por servidores ligados à Secretaria de Educação a Distância (Sead), ao Departamento Artístico e Cultural (DAC/Secarte) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professores da Apufsc-Sindical e membros do Movimento Humaniza SC. A ideia é realizar mostras de filmes e documentários, defesas acadêmicas realizadas em audiovisual, lançamentos de obras fílmicas, debates, discussões e ciclos temáticos. No primeiro semestre de 2023, foi realizado o ciclo sobre fascismos, com exibição de filmes e debates. No segundo semestre, o novo ciclo será focado em cinema e direitos humanos.

Imprensa Apufsc