Docentes aposentados como Adjunto IV na UFSC podem requerer reenquadramento profissional

Jurídico da Apufsc-Sindical apresentou a tese de revisão de aposentadoria e orienta filiados e filiadas sobre como proceder

Professoras e professores aposentados da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) devem ficar atentos a uma nova tese de revisão de aposentadoria: uma recente decisão judicial prevê que docentes com o título de doutorado, que se aposentaram integralmente até 30 de abril de 2006, e atuaram por pelo menos dois anos como Adjunto 4, podem requerer paridade salarial para a classe de Associado 1. A informação foi prestada pelo advogado do sindicato, Vinícius Bion, em reunião com docentes aposentados e aposentadas na tarde da última quarta-feira, dia 16, na sede da Apufsc no campus da UFSC, em Florianópolis.

Segundo o professor Paulo Rizzo, representante dos aposentados que levou essa demanda ao Jurídico do sindicato, a variação entre a remuneração dos docentes que se aposentaram como Adjuntos 4 e dos Associados 1 chega a R$ 3.800. “Não é uma pequena causa, é expressiva”, justificou.

Rizzo levou a demanda após tomar conhecimento, por meio da professora aposentada Valeska Nahas Guimarães, de que havia precedente para a solicitação. Conforme apresentou o advogado da Apufsc, há jurisprudência no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). “É uma luta pela dignidade desses professores”, disse a professora Valeska.

Vinícius informou que não são todos os docentes aposentados que terão esse direito: “Só vai ter direito quem se aposentou com paridade e integralidade. Quem se aposentou com proventos proporcionais fica de fora”. Ele também orientou que o primeiro passo é reunir a documentação necessária (veja a listagem abaixo) e formular um requerimento administrativo individual junto à UFSC. Somente se o requerimento for negado pela universidade, o docente deve ingressar com ação judicial.

Participaram da reunião Nadir Terezinha de Souza, José Erno Taglieber, Celina Girardi, Miguel Fiod Neto, Edna Garcia Maciel Fiod, Valeska Nahas Guimarães, Maria da Graça Nóbrega Bollmann, Paulo Rizzo e Maria Odete Santos, além do presidente da Apufsc, José Guadalupe Fletes (Fotos: Stefani Ceolla/Apufsc)

Requisitos para solicitação do reenquadramento profissional para aposentados

1) ter se aposentado na integralidade;

2) ter título de doutorado;

3) ser Adjunto 4 e estar neste nível pelo menos dois anos antes de se aposentar;

4) ter se aposentado antes abril de 2006.

Documentos necessários para o processo de paridade de adjunto 4 para Associado 1

1) Ficha cadastral: deve ser solicitada à UFSC pelo e-mail: [email protected];

2)  Diploma de doutorado e cópia da Portaria que concedeu a aposentadoria: solicitar à UFSC pelo e-mail [email protected];

3) Relatório de qualificação: ir até a Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) da UFSC (2° piso do Prédio da Reitoria da UFSC) e solicitar o documento, ou pedir por meio dos contatos (48) 3721-9307 / [email protected]. O atendimento é das 9h às 13h e das 14h às 18h, exceto na quinta-feira à tarde.

Para esclarecer dúvidas ou agendar um atendimento, entre em contato com o departamento Jurídico da Apufsc via WhatsApp pelo número (48) 99974-0124 — das 8h às 12h e das 13h às 17h — ou envie um e-mail para [email protected].
Lembramos aos docentes que o atendimento jurídico, agora, acontece na sede da Apufsc no campus da UFSC, em Florianópolis. Não há mais atendimento jurídico na sede do Max e Flora.

Imprensa Apufsc