Em Brasília, Dia Nacional de Luta em Defesa do Serviço Público tem atos na Esplanada dos Ministérios

Proifes-Federação realizou atividades ao longo do dia. Programação continua nesta quarta-feira

O Proifes-Federação e outras entidades que representam servidores públicos federais realizaram atos nesta terça-feira, dia 3, Dia Nacional de Luta em Defesa do Serviço Público. Pela manhã, a mobilização ocorreu em frente ao Ministério da Gestão. À tarde, a concentração ocorreu em frente ao Ministério da Economia. Na pauta, estão o reajuste salarial, a luta contra a Reforma Administrativa (PEC 32) e a recuperação do orçamento da educação.

Às 15h, o Proifes teve agenda com a Diretoria de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior (Difes) do Ministério da Educação (MEC) para tratar de orçamento. Depois, participou da 2ª Mesa Específica Temporária Sobre Carreira do Magistério Federal com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

O ex-presidente da Apufsc-Sindical, Carlos Alberto Marques, que é atual diretor de Políticas Educacionais do Proifes, participou da mobilização em Brasília.

Programação em SC

Pela manhã desta terça-feira, a Apufsc-Sindical promoveu uma série de debates sobre carreira docente, arcabouço fiscal e reajuste salarial, como parte do Dia Nacional de Luta em Defesa do Serviço Público. Participaram como expositores os professores Camilo Buss Araújo, Nildo Ouriques e Adriano Luiz Duarte, vice-presidente do sindicato. O evento faz parte, em âmbito local, da agenda da Semana Nacional de Mobilização, promovida pelo Proifes-Federação.

À tarde, uma plenária que reuniu servidoras e servidores públicos de diferentes categorias na Praça da Cidadania da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O presidente da Apufsc-Sindical, José Guadalupe Fletes, e o professor Lino Peres, representante dos docentes aposentados, participaram do evento e, em suas falas, ressaltaram a importância da união na luta pela valorização do serviço público.

Agenda de mobilização continua

Quarta-feira, dia 4/10

9h – Vigília no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGISP), em Brasília, pela inclusão dos servidores no orçamento e mobilização de pressão a parlamentares. Atividade é organizada pelo Fonasefe Proifes irá participar

17h – Live do Proifes em defesa dos serviços públicos, com participação dos presidentes dos sindicatos federados, incluindo o presidente da Apufsc-Sindical, José Guadalupe FletesAssista aqui

Quinta-feira, dia 5/10

Dia reservado para pressão a parlamentares

Proifes irá visitar gabinetes de parlamentares

Fonasefe está pedindo uma audiência pública neste dia para tratar sobre a a PEC nº 32/2020

Sábado, dia 7/10

Plenária Presencial dos/as Servidores/as Públicos/as Federais em Brasília, convocada pelo Fonasefe e com participação do Proifes-Federação

Programação sujeita à atualização

Imprensa Apufsc