IBGE inclui pela 1ª vez gênero e sexualidade em pesquisa

Instituto nunca havia identificado os dois pontos de forma conjunta. Inovação aparece na Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou na última segunda-feira, dia 9, que vai perguntar pela primeira vez a orientação sexual e a identidade de gênero dos entrevistados em uma pesquisa. Trata-se da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS) 2023. Até agora, o instituto nunca havia identificado os dois pontos de forma conjunta.

A PNDS tem perguntas sobre a avaliação do estado de saúde, a satisfação com os serviços públicos, o planejamento reprodutivo e o uso de métodos contraceptivos, entre outros. De 1986 a 2006, teve três edições realizadas pelo Ministério da Saúde. O IBGE diz que a inclusão de questões sobre gênero e sexualidade é uma demanda da sociedade civil e “ratifica a importância de sua captação”:

“Estamos em um processo de construção de questionário em um tema que é muito novo para o IBGE. É sensível, é delicado, tem uma questão política muito forte por trás dele”, declarou Maria Lucia França Pontes Vieira, pesquisadora do instituto, para o jornal Folha de S.Paulo.

Leia na íntegra: Nexo