Aposentados discutem evasão na UFSC em evento na sede da Apufsc-Sindical

Assunto foi tema de reunião do Programa de Ativação de Aposentados (PAA) do sindicato

O Programa de Ativação de Aposentados (PAA) da Apufsc-Sindical realizou na última terça-feira, dia 10, uma reunião que teve como pauta os atuais problemas de evasão nas graduações da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). No encontro, realizado na sede do sindicato, docentes que já não estão na ativa avaliaram as causas da saída, tanto de estudantes quanto de professores.

O professor Raul Valentim da Silva, que coordena o PAA, avaliou que “esse é um problema que inicia no estudo pré-universitário”. Para ele, “existe um afastamento da graduação da formação profissional”. O presidente da Apufsc-Sindical, professor José Guadalupe Fletes, da ativa, sugeriu o tema por acreditar na “grande contribuição de pessoas tão experientes para discutir a evasão”.

Entre os pontos levantados pelos demais participantes, está a análise de que esse não é um problema exclusivo da UFSC, mas dos tempos atuais. Os docentes também falaram sobre a preocupação com a repetência dos alunos, e com a dificuldade de professores de conjuga ensino, pesquisa e extensão.

Dados sobre a evasão na universidade

Em reportagem publicada no mês de junho, a Apufsc-Sindical mostrou que, durante o ensino remoto entre 2020 e 2021, devido à pandemia de covid-19, as universidades públicas brasileiras tiveram que lidar com uma taxa significativa de evasão estudantil. De acordo com dados mais recentes do Censo da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2021, a taxa de evasão nas universidades públicas ficou em 9,4%, o que representa 165 mil graduandos.

Na UFSC, entre 2020 e 2021, o número de estudantes que evadiram foi 3.498, representando um índice de 2,68% de evasão. Segundo a pró-reitora de Graduação, Dilceane Carraro, a taxa de evadidos poderia ter sido maior se não fosse pela disciplina ZZD-2020.

Com a retomada do ensino presencial, no primeiro semestre de 2022, a disciplina ZZD-2020 foi extinta e gradativamente a taxa de evasão foi aumentando. Por meio de um levantamento feito pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), em 2022, foi constatado que dos 52.717 alunos matriculados na instituição, 8.235 saíram da UFSC, resultando num índice de evasão de 15,62%.  

Segundo a pró-reitora de Graduação e Educação Básica da UFSC, a situação melhorou a partir do segundo semestre de 2022, quando a taxa de abandono voltou à casa dos 6%.

Em maio de 2023, a UFSC anunciou a abertura de processo seletivo de transferências e retornos para admissão nos cursos de graduação, com ingresso a partir do segundo semestre. O número de vagas chama atenção: são 6,1 mil, distribuídas entre transferência interna e externa, retorno por abandono e retorno de graduado, e candidatos do vestibular.

Imprensa Apufsc